Estudo Sobre o Ato de Imersão
Conhecido com Batismo, Etimologia Grega da Palavra Baptizo  Βάπτισμα  ou Batizar  Βαφτίσει  Etimologia Hebraica: Tevilá   טבילה   Imersão, ou  להטביל  Imergir.
   
Introdução
Olá estudaremos sobre o Ato do batismo durante as gerações por todas as religiões e crenças.
“O Filósofo Tales de Mileto, e cita a própria Gênese Bíblica 1:2 O Espírito de Deus pairava sobre a face das águas...”.
Essa natureza da água faz com que ela seja ela seja usada em grande número de rituais iniciatórios em todo o mundo e em algumas doutrinas conhecido pelo nome de batismo.
O batismo confere à pessoa, uma condição energética de volta à origem, simbolicamente representativa de uma transformação, o sair da materialidade. A água é desde a mais remota Antigüidade símbolo da pureza por isso o batismo com a representa a purificação do ser.
Onde tudo começou 
A data em que o batismo foi instituído perdeu-se no Tempo desde que na antiga Índia era tido como rito de purificação nas cerimônias religiosas. Também no Antigo Egito era religiosamente praticado em cerimônias nas Pirâmides, e em alguma delas ainda hoje existe pia batismal em forma de sarcófago. Também na Grécia nos Mistérios de Eleusis o batismo com água já era praticado.

No Egito
O Batismo no Egito antigo  Os egípcios tinham um modo curioso de escolher os nomes das crianças. Era durante as dores do parto, no minuto em que os bebês nasciam, que algumas mães decidiam como os pequenos iriam se chamar. As palavras que elas diziam ao dar à luz geralmente doces e de boas-vindas - transformavam-se em nomes longos e sonoros, como "Que lindo menino!" ou "Era a menina com que eu sonhava". Outro costume era reverenciar os deuses nos nomes da meninada - "Rá é poderoso", por exemplo.
        Fonte: Dom, 06 de Julho de 2008 15:22 Bebês na História Site:  http://www.cadernor.com.br
Judaísmo 
Na religião hebraica o batismo não era pela água e sim pela circuncisão. João, o Batista, fez voltar à Palestina a prática do batismo pela água.
No Catolicismo
Julgam que a água benta usada no catolicismo é de origem recente. Na realidade o seu emprego é muito mais antigo do que supõem, é um dos mais antigos ritos praticados no Egito, de onde passou para Roma pagã. Os sacerdote do antigo Egito aspergiam com água com água benta as imagens dos deuses.
                                                                                              Fonte: José Laércio do Egito - F.R.C.
Comentários de Blogueiros
No cristianismo primitivo, algumas pessoas após converterem-se batizavam-se e tinham a esperança de que reencontrariam fiéis queridos que já haviam partido para estar com o Senhor. Esta é uma das explicações para o 'batismo pelos mortos
                                                                           Por Daniel  10  de Fevereiro  de  2006 as 20:42 horas
Significado do batismo O Aurélio define o batismo como sacramento da Igreja Católica Apostólica Romana, no qual a ablução, a imersão ou a simples aspersão com água significa um renascer espiritual, com purificação de todas as culpas e pecados.  Na verdade, à luz da Bíblia e para os crentes, o batismo tem um significado muito maior. O verbete "batizar" veio do grego "baptízo", que significa mergulhar, imergir, ou imergir para tingir uma roupa. Por Luiz Roberto Bendia
Fonte Católica: http://www.jornaldosamigos.com.br/o_batismo.htm
Continuação nos próximos escritos,e/ ou sob solicitação